Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome

Publicado em 04 de dezembro de 2022, por

Maria Rosemaura Aguiar
Secretária de Assistência Social e Combate à Fome

Competências

  • Planejar, organizar, coordenar e executar as políticas municipais de assistência social, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
  • Promover programas, projetos e ações de proteção social básica e especial, com o objetivo de prevenir e enfrentar situações de vulnerabilidade e risco social;
  • Coordenar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), garantindo a oferta de serviços socioassistenciais;
  • Desenvolver políticas e ações voltadas para a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional no Município;
  • Gerir e coordenar o cadastro único para programas sociais do Governo Federal, garantindo a inclusão e atualização das famílias beneficiárias;
  • Implementar e monitorar programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e outros benefícios eventuais, em articulação com os demais entes federados;
  • Promover a articulação com organizações da sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas para ampliar as ações de assistência social e combate à fome;
  • Desenvolver políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • Coordenar ações voltadas para o atendimento a populações específicas, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres em situação de violência e população em situação de rua;
  • Promover campanhas de conscientização e educação sobre os direitos sociais e a importância da solidariedade e do combate à fome;
  • Gerir os recursos financeiros destinados à assistência social e segurança alimentar, garantindo sua aplicação conforme as normas legais e regulamentares;
  • Monitorar e avaliar os indicadores de assistência social e segurança alimentar do Município, propondo ajustes e melhorias nas políticas públicas;
  • Promover capacitações e qualificações para os profissionais da assistência social, fortalecendo as equipes de referência e a qualidade dos serviços prestados;
  • Garantir a transparência e a prestação de contas das ações e programas desenvolvidos pela Secretaria, com ampla divulgação à população e aos órgãos de controle;
  • Articular ações intersetoriais com outras secretarias municipais, promovendo a integração das políticas públicas voltadas ao enfrentamento das desigualdades sociais;
  • Executar outras atividades correlatas que lhe sejam atribuídas pelo Prefeito ou previstas em lei.

Endereço
R. Manoel Augusto, 53, Centro Bom Jardim – PE. Térreo da Câmara de Vereadores. CEP: 55730 -000.

Telefone
(81) 3638-1156

E-mail
mauraaguiar.social@bomjardim.pe.gov.br

Formações

  • Bonjardinense, Graduada em Psicologia – Formação do Psicólogo pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão em 2010;
  • Possui ainda Especialização em Gênero Desenvolvimento e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/FAGES) – Pólo Caruaru – 2015;
  • Possui Especialização em Neuropsicologia Aplicada, pelo Instituto de Neuropsicologia Aplicada – INAP em 2012;
  • Graduada em Biologia tambémpelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão no ano de 2003;
  • Pós-Graduação em Análises Clínicas , pela Faculdade Frassinetti do Recife em 2005.


Experiência Profissional

  • Supervisora Técnica da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco, pela Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Recife – PE, período de janeiro de 2017 a janeiro de 2021;
  • Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de João Alfredo, período de junho 2018 a janeiro de 2019;
  • Técnica no Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Santa Cruz do Capibaribe – PE, período de Julho a Dezembro de 2016;
  • Coordenadora do CREAS Regional do Agreste Setentrional, sede no Município de Bom Jardim –PE – Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado de Pernambuco, período de Março de 2013 até Junho 2015.
  • Técnica (Psicóloga) do CREAS Regional do Agreste Setentrional, sede no Município de Bom Jardim –PE – Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, período de Maio de 2011 até Março de 2013.
  • Ministrante de Palestra sobre O Papel do CRAS e CREAS na Política Nacional de Assistência Social para os CRAS e CREAS do Agreste Setentrional desde 2011 até o momento;
  • Ministrante de Palestra sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e elaboração do Plano de Individual de Atendimento PIA, para os CREAS Municipais Sociais do Agreste Setentrional desde 2011 até o momento;
  • Ministrante de Palestra sobre os Programas, Serviços, Projetos e Benefícios do SUAS na Política de Assistência Social para os equipamentos da Assistência Social do Agreste Setentrional desde 2011 até o momento;
  • Ministrante de Palestra sobre Vulnerabilidade e risco Social para os equipamentos da Assistência Social do Agreste Setentrional desde 2011 até o momento.

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