No dia 31 de janeiro o Ministério Público propôs adequações na festas carnavalescas em nosso município. As adequações visam trazer melhorias para os festejos, de forma a garantir a segurança da população, manter a limpeza urbana e o sossego das cidades durante os dias de eventos de todo o ciclo carnavalesco. O MPPE estabeleceu as medidas a partir de apurações de festas passadas, nas quais ocorreram situações de risco devido à falta de controle em relação ao horário de encerramento dos shows, o que proporcionou o acúmulo de pessoas até avançada hora, ocasionando, dentre outras coisas, o acréscimo de ocorrências delituosas e um natural desgaste do efetivo policial, já que permanecia na rua além da jornada prevista.

Sendo assim, visando melhorias e adesão as adequações, a Prefeitura do Bom Jardim irá dispor banheiros químicos, levando em consideração a proporção de público presente nas festas, bem como promoção da fiscalização adequada dos estabelecimentos fornecedores de bebidas e gêneros alimentícios que funcionarão durante o evento, de modo que fiquem asseguradas as condições de higiene e armazenamento. Haverá advertências aos comerciantes quanto à proibição de venda de bebidas em recipientes de vidro, que é uma exigência legal, pois devem vender os produtos em recipientes de lata ou plástico.

Outro aspecto das festividades que deve ser respeitado é o cumprimento do horário de encerramento da festa. Os eventos não devem estender-se além da hora prevista, de modo a não prejudicar o efetivo policial que garante a segurança da população local, como também o sossego do município.

A Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) comprometeu-se em fiscalizar e assegurar que os ruídos e poluição sonora estejam dentro do limite legal. A PM também deverá realizar diligências para coibir e reprimir a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, bem como de outros produtos que possam causar dependências física e psíquica. Precisa ainda evitar e apurar ocorrências de quaisquer danos ou perigo à paz.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim.

Clique aqui e veja o TAC!