A Festa de Reis, em Umari, teve início no ano de 1968, através de uma promessa feita pelo Sr. Agripino Alves de Lira, conhecido como Agripino Genuíno, e contou com o apoio do radialista Djalma Tavares da Rádio Difusora de Limoeiro.
Depois da promessa cumprida, os moradores do povoado, na época, tomaram gosto pela cerimônia e pediram ao Sr. Agripino que continuasse a festa todos os anos. Ele, então, contou com a colaboração do Sr. Inácio Francisco de Assis (Inácio Mestre) e depois com o apoio do Sr. Raimundo da Silva (Seu Mimi).
Com o passar dos anos, a festa foi aumentando, tomou-se tradição por toda região e passou a ser patrocinada pela Prefeitura Municipal do Bom Jardim, no tempo, sob administração do Coronel Sebastião Rufino.
Dessa forma, a cada ano a festa crescia mais e tomou-se a maior festa do Distrito de Umari.
No ano de 2009, o padre Pedro Francisco do Nascimento, então, pároco da Comunidade de Umari, introduziu o Tríduo preparatório ampliando ainda mais a parte Religiosa da Festa.
Neste ano de 2018, a festa chega ao seu Jubileu de Ouro: 50 anos de fé e tradição!

DIA 05/01/2018 – Sexta-feira – DIA DA FESTA
19:00h: Procissão saindo da Praça dos Reis Magos
20:00h: Santa Missa da Solenidade da Epifania do Senhor
21 :30h: Agradecimentos e Homenagens

22:00h – Show Artistisco com Edson Lima e Gatinha Manhosa, Luan Douglas e Vilões do Forró.